segunda-feira, 22 de agosto de 2016


WORKSHOP IMAGINÁRIO URBANO
CICLO DE ATIVIDADES " CULTURA E SUBJETIVIDADE NOS HABITATS CONTEMPORÂNEOS"

Inscreva-se aqui.

O Workshop Imaginário Urbano tem como objetivo realizar um estudo experimental da função do imaginário aplicado a um recorte da cidade do Recife, no Bairro da Boa Vista.  Para tanto, toma como base o Arquétipo Teste do Lugar com 9 elementos (ATL-9), um teste projetivo que aborda o espaço através dos arquétipos, desenhos e símbolos (PERIN ROCHA PITTA, 2013). Com base na aplicação de questionários, o método busca compreender o imaginário urbano de determinada localidade. A interpretação da estrutura verbal encontrada nos questionários permite compreender, a partir do inconsciente coletivo, onde encontram-se os lugares de angústia, prazer ou de aconchego de determinados bairros ou áreas da cidade.

Promovido pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade na Arquitetura (NusArq) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, o workshop será ministrado pela arquiteta urbanista Tânia Rocha Pitta, ao longo de uma semana, entre os dias 22 e 26 de agosto.

O Workshop é gratuito e aberto a estudantes e profissionais. Para participar, o interessado deve preencher o formulário clicando aqui.


PROGRAMAÇÃO:

Ministrante:
Tânia da Rocha Pitta
Arquiteta D.P.L.G. pela École Nationale Supérieure d'Architecture de Grenoble, com título de Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É doutora em Ciências Sociais pela Université Paris Descartes, Sorbonne. Desde 2006 é arquiteta do escritório de arquitetura, Agences de Portzamparc. Como arquiteta neste escritório, atua em todas as fases do projeto, desenvolvendo lugares para música, laboratórios, universidades e outros equipamentos públicos como por exemplo, a Cidade das Artes do Rio de Janeiro e o Estádio Arena 98 em Paris-La Defense. Desenvolveu também projetos de reabilitação e renovação de projetos de autoria de Christian de Portzamparc como o Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Paris e a Cidade da Música de Paris. Como pesquisadora se interessa principalmente pelos seguintes temas: concepção arquitetônica e a emoção transmitida pelo lugar.



Organizadora:
Julieta Leite

Colaboradoras:
Letícia Rocha          Rafaela Souza
Rafaela Teti             Thais Carolline Patriota
Lígia Dias                Raquel Cantinha
Maysa Aquino



0 comentários:

Postar um comentário