Associado ao laboratório de estudos avançados de arquitetura - lA2 

Programa de pós-graduação em desenvolvimento urbano da UFPE. MDU 

      O NusArq surgiu como parte do trabalho de investigação desenvolvido durante os últimos anos, cujo foco tem sido a noção de subjetividade aplicada à arquitetura. Os principais produtos desse trabalho foram a elaboração e defesa da dissertação de mestrado em 1996 ― Os Movimentos Desejantes da Cidade: uma investigação sobre processos inconscientes na arquitetura da cidade―, texto premiado e publicado em 1998 e, em seguida, a tese de doutoramento defendida em julho de 2004 ― De Vitrúvio a Freud; cidade, arquitetura e subjetividade ― , além de trabalhos apresentados em vários seminários nacionais e internacionais publicados em livros e em revistas especializadas. 
Com esses trabalhos pretendemos mostrar como e em que medida se estabelece a relação espaço-sujeito, sendo este último no sentido que a psicanálise lhe dá, circunstância que confere à arquitetura uma importância sequer suspeitada pela teoria que lhe tem dado sustentação. Em outras palavras, busquei mostrar como e sob que artimanha psíquica se estabelece essa relação singular a ponto do poeta não se constranger em afirmar: A cidade sou eu (Drummond, 1989). 
Em termos mais teóricos do que poéticos tratei de investigar como e porque o ser humano e seu entorno são inseparáveis. Num segundo momento, era preciso discutir as interfaces conceituais entre a arquitetura e a psicanálise com um público mais amplo do que até então havia feito, além de compartilhar os primeiros resultados obtidos nos anos de formação acadêmica. E mais: era importante dar início a um processo de consolidação de uma linha de pesquisa específica que associasse a produção do espaço habitado à subjetividade humana tal como a vê a teoria psicanalítica.  Essa frente se concretizou com a realização no Recife, em novembro de 2003, de um Colóquio Internacional que teve como principal conferencista o professor Bernard Salignon, da Universidade de Montpellier, uma das figuras mais produtivas nesse campo específico de investigação em que a arquitetura e a psicanálise aparecem, de modo surpreendente para muitos, associadas. Os objetivos dessa etapa foram alcançados por meio da participação, nesse evento, de professores, pesquisadores e alunos de cinco Universidades Federais (UFPE, UFRJ, UFPB, UFRN, UFC), além da USP e da PUC Rio. 
O NusArq, registrado junto ao CNPq durante o último censo de 2004, surge pois, como o principal resultado desse Colóquio, tendo como principal objetivo e propiciar um espaço acadêmico de investigação, de discussão e de divulgação de idéias, textos e projetos numa linha de pesquisa ─espaço e subjetividade─ tão importante quanto incipiente na realidade acadêmica brasileira, notadamente no que diz respeito à arquitetura e ao urbanismo. 

Objetivos 

  • Criar um ambiente acadêmico, no âmbito do ensino da arquitetura, que possibilite a reflexão da dimensão subjetiva da arquitetura; 
  • Investir na formação de uma rede de pesquisadores que se interessem pelo temas; 
  • Produzir textos que contribuam para a discussão dos temas propostos pelo NusArq; 
  • Realizar, de modo sistemático, eventos que ajudem tanto na reflexão coletiva do tema proposto como também consolidação da rede de pesquisadores. 


Linhas de Pesquisa



  • Arquitetura e psicanálise; 
  • Arquitetura e subjetividade 
  • Produção do espaço e expressão da subjetividade 


  • Pesquisadores

    Prof. Dr. Lúcia Leitão (UFPE)
    Prof. Dr. Julieta Maria de Vasconcelos Leite (UFPE)
    Prof. Dr. Leonardo Salazar Bittencourt (UFAL)
    MsC. Rodrigo de Oliveira Gonçalves


    Mestrandos

    Hanna Lima da Costa Ferreira de Melo
    Nilson da Rocha Cordeiro


    Doutorandos

    Antônio Willamys Fernandes da Silva


    Alunos de Iniciação Científica

    Maysa Macedo de Aquino
    Rafaela Rodrigues Alves Souza
    Thais Carolline Patriota dos Santos


    Estudantes de graduação

    Aline Menezes dos Santos

    0 comentários:

    Postar um comentário