sexta-feira, 8 de junho de 2018


Com a ambição de desenvolver uma reflexão ampla e internacional em torno do devir das cidades do século XXI, o primeiro colóquio « Imaginário : Construir e Habitar a Terra – ICHT » ocorreu em São Paulo nos dias 16 e 17 de março de 2016 , organizado em conjunto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e a Université Jean Moulin – Lyon 3, sob a iniciativa de Artur Rozestraten (FAU-USP) e Jean-Jacques Wunenburger (Lyon3).
Voltada para o tema « cidades inteligentes e poéticas urbanas », esta primeira edição se apropriou da ideia de cidade inteligente, frequentemente associada às smart cities e ao novo funcionalismo a elas relacionado : produzir espaços e serviços urbanos mais eficientes.


 Reunindo quarenta contribuições e mais de 100 participantes durante os dois dias de mesas redondas, ICHT 2016 demonstrou uma dinâmica que levou à continuação das trocas entre pesquisadores de São Paulo e de Lyon sob a forma de um colóquio seguinte em Lyon em abril de 2017. ICHT 2017 prolonga a exploração do papel que desempenham as poéticas urbanas no construir e no habitar urbano. Nesta segunda edição, uma atenção especial foi voltada às relações entre imaginários e imagens materiais, assim como às abordagens sensíveis do vivido e do cotidiano urbano. A partir de 3 objetivos estudados pelas duas redes de pesquisa das Universidades de Lyon e São Paulo já envolvidas no ICHT:  imagerias urbanas ; cidade doce e bem estar na cidade ; habitat e habitar precário.



Dentre os convidados para o seminário, estavam as professoras Lúcia Leitão e Julieta Leite, onde apresentam junto aos outros mais de 100 convidados tanto artigos quanto a participação das mesas redondas.

Para mais informações, há disponível a reunião dos artigos/produções do ICHT 2016/2017. 

0 comentários:

Postar um comentário